Distribuição significa prover logística com a maior produtividade possível para maximizar os lucros.
A gestão de um Distribuidor se baseia em 5+1 pilares de produtividade:
- produtividade logística
- produtividade de compras e parceiros
- produtividade comercial
- produtividade financeira
- produtividade das pessoas
O quinto pilar se trata da produtividade de IT, que vem se tornando cada vez mais importante devido a digitalização dos processos de vendas (web-sales).
É cada vez mais difícil para os distribuidores planejarem estrategicamente para ter sucesso em todos os seis pilares da produtividade. São inúmeras as variáveis ao redor dos seis pilares, lembrando que o nível de margem de um distribuidor é muito mais apertado do que para um fabricante de materiais elétricos.
Nossos serviços de consultoria dispõe de uma abordagem integrada que acompanha todo o processo de gestão de cada um dos canais. Nosso conhecimento acumulado ao longo dos anos nos permite lapidar e maximizar o sucesso em cada um dos pilares.
- mapeamento do mercado da distribuição e potencial
- revisão e suporte na análise da oferta de produtos e fornecedores
- internacionalização da oferta e parceiros (veja link internacional no menu no topo do site)
- representação estratégica dos nossos clientes junto aos fabricantes parceiros
- análise e gestão de dados de compras (volume, fornecedores, segmentos, margem, crescimento, etc)
- análise e gestão de dados de vendas (volume, clientes, segmentos, margem, crescimento, etc)
- análise e desenvolvimento da política de metas e bonificações junto aos parceiros fabricantes
- análise e desenvolvimento da política de vendas (preço de compra x preço de venda x preço de mercado)
- planejamento do supply-chain (malha de distribuição, layout do CD, transporte, automação, terceiros, digitalização, planejamento demanda, otimização de estoque)
- análise do estoque (inventário, depreciado, otimização)
- análise e suporte financeiro (substituição tributária, impostos, margem, depreciação, etc)
- desenvolvimento e suporte ao plano de marketing (divulgação, feiras, merchandising)
- marketing digital (midia social e treinamentos)
- treinamento e recomendação de profissionais
- troca de experiências com outros distribuidores líderes de mercado
Se você é um distribuidor de material elétrico, não deixe de nos procurar, será um prazer trabalhar com vocês a respeito da sua estratégia e produtividade dos seis pilares: info@expansioics.com